Bem-vindo a Authentic- Portas Corta Fogo !

Telefones: (11) 3058-4300 / (11) 2659-4300 / (11) 2659-4322

PCF

PCF

PCF | O que é? O que faz?

O que é:

Porta corta fogo é um item de segurança contra incêndio, obrigatório por lei em todas as construções com mais de 4 andares, ou em indústrias Que tenham grau de risco de incêndio.

O que faz:

O projeto foi criado para proteger as áreas de fuga dos prédios e indústrias, ele se mantem resistente ao fogo, até a chegada dos bombeiros. Seu tempo de resistência vai depender da exigência do projeto do corpo de bombeiros, vale lembrar que a legislação brasileira exige no mínimo 90 minutos de resistência ao fogo.

No Brasil após desastres ocorridos nos anos 70 como os incêndios do edifício Andraus e Joelma tornou-se obrigatório a utilização de PCF em edifícios com mais de quatro andares.

Após estes acidentes criou-se um novo modelo de construção onde a escada é enclausurada, e protegida por duas PCF e uma antecâmara, com este novo modelo consegue-se com a primeira porta impedir diretamente o avanço do fogo, a antecâmara faz o papel de dissipadora de gases e a segunda porta protege a escada.

O Corpo de Bombeiros é o órgão responsável pelo controle e aprovação de todos os projetos de edificações e construções, este segmento ganhou grande importância e credibilidade nos últimos 30 anos, nenhuma porta corta fogo pode ser trancada em sentido de fuga mesmo as que possuírem fechaduras especiais.

Existem diversos tipos de PCF e são classificadas da seguinte maneira:

  • P-30

    Resiste 30 minutos ao fogo (utilizadas em unidades autonomas).
  • P-60

    Resiste 60 minutos ao fogo (utilizada em prédios residenciais com escadas enclausuradas).
  • P-90

    Resiste 90 Minutos ao fogo (utilizadas em prédios comerciais com escadas enclausuradas).
  • P-120

    Resiste 120 minutos ao fogo (utilizadas em ambientes com grande risco de incêndio como petroquímicas etc).
  • P-240

    Resiste 4 horas ao fogo (utilizadas em ambientes com grande risco de incêndio).