Porta corta fogo é um item de segurança contra incêndio, obrigatório por lei em todas as construções com mais de 4 andares, ou em indústrias Que tenham grau de risco de incêndio.
O projeto foi criado para proteger as áreas de fuga dos prédios e indústrias, ele se mantem resistente ao fogo, até a chegada dos bombeiros. Seu tempo de resistência vai depender da exigência do projeto do corpo de bombeiros, vale lembrar que a legislação brasileira exige no mínimo 90 minutos de resistência ao fogo.
No Brasil após desastres ocorridos nos anos 70 como os incêndios do edifício Andraus e Joelma tornou-se obrigatório a utilização de PCF em edifícios com mais de quatro andares.
Após estes acidentes criou-se um novo modelo de construção onde a escada é enclausurada, e protegida por duas PCF e uma antecâmara, com este novo modelo consegue-se com a primeira porta impedir diretamente o avanço do fogo, a antecâmara faz o papel de dissipadora de gases e a segunda porta protege a escada.
O Corpo de Bombeiros é o órgão responsável pelo controle e aprovação de todos os projetos de edificações e construções, este segmento ganhou grande importância e credibilidade nos últimos 30 anos, nenhuma porta corta fogo pode ser trancada em sentido de fuga mesmo as que possuírem fechaduras especiais.
Existem diversos tipos de PCF e são classificadas da seguinte maneira:
Resiste 30 minutos ao fogo (utilizadas em unidades autonomas).
Resiste 60 minutos ao fogo (utilizada em prédios residenciais com escadas enclausuradas).
Resiste 90 Minutos ao fogo (utilizadas em prédios comerciais com escadas enclausuradas).
Resiste 120 minutos ao fogo (utilizadas em ambientes com grande risco de incêndio como petroquímicas etc).
Resiste 4 horas ao fogo (utilizadas em ambientes com grande risco de incêndio).